fbpx
maxresdefault-08022018101316_1

O efeito avalanche no varejo

Sempre que vemos neve caindo sobre as montanhas, seja nos filmes ou em locais paradisíacos, achamos maravilhoso e tampouco pensamos sobre os efeitos e as consequências disso. Muitas vezes, os flocos de neve que se acumulam durante as nevascas formam uma espécie de bolsão de ar, deixando toneladas de neve empilhadas de maneira instável e em montanhas que, muitas vezes, possuem cidades em seus pés.

Quando esta neve se desloca, provocando uma avalanche, inúmeras casas são encobertas, causando prejuízos imensos.

No varejo, temos situações muito semelhantes à avalanche, com efeitos quase tão devastadores quanto.
Um destes exemplos é o estoque virtual em um supermercado, que se dá geralmente quando se recebe algo incorretamente, vende com códigos trocados ou quando não se da baixa de produtos avariados de forma correta.

Normalmente, estas ocorrências costumam ser notadas quando a loja realiza um inventário estático, ou seja, com a contagem e conferência de todos os produtos existentes na loja e seus estoques. Nesta situação, muitas vezes a loja chega a ficar com uma quebra de 1% a 1,5% do faturamento bruto de um mês. Parece não ser muito, mas quando encaramos um lucro que varia de 2% a 4% por mês em cada loja, este número se torna catastrófico. E estamos falando apenas dos efeitos diretos e mensuráveis nos inventários.

Imagine que em um período de três a quatro meses um comprador deixa de realizar a aquisição de um determinado produto porque todas as vezes que ele entra para consultar o estoque na loja, verifica que existe em quantidade suficiente.

A compra não realizada deste produto e a falta de venda podem causar perdas incalculáveis como a falta de movimentação deste produto, prejuízos e, até mesmo, a perda de um cliente, que pode estar à procura deste produto especificamente.

No caso da avalanche, para evitar que ocorra, pessoas gabaritadas se utilizam de instrumentos e realizam a medição do peso e a chance desta neve se locomover. Ao identificá-las, realizam pequenas explosões e pequenos deslizes de neve, evitando, assim, que grandes danos sejam causados nas cidades e vilarejos que se encontram abaixo dos morros.

Quando falando em varejo, também existem ferramentas e funcionalidades que ajudam a identificar, prevenir e realizar um trabalho proativo em relação a estes problemas. É o caso da solução RuB™ e a sua funcionalidade de auditoria de presença.

Ao realizar esta atividade, o software identifica quais produtos estão presentes na exposição de loja, quais estão com estoques e não estão expostos na loja e também produtos que tenham erros de cadastro ou estoques virtuais.

Com uma atuação preventiva, o gerente consegue dar baixa semanalmente em produtos que podem atrapalhar uma visualização real de suas movimentações de vendas e mandar dados corretos para a equipe de compras realizar um trabalho coerente com a operação de loja real. Além disso, ao se realizar um balanço geral ou inventário estático da loja, os efeitos serão muito menores, pois distribuindo perdas ao longo de quatro a seis meses, é muito mais fácil de controlar as perdas da filial.

Você pode se perguntar: “mas, isso é muito caro ou difícil? Porque eu não tenho equipe para isso”. Pois bem, este tipo de trabalho é realizado semanalmente e não toma mais do que uma ou duas horas, conforme a complexidade do setor.

Além disso, todos os trabalhos podem ser acompanhados por uma central, pelos gerentes ou pelos gestores da empresa, e as leituras são realizadas por aparelhos pequenos e de fácil manipulação.

Associando as avalanches com os inventários, vimos que eles têm mais em comum do que parece; ambos têm consequências devastadoras e, quando trabalhados com responsabilidade e atenção, têm os efeitos danosos reduzidos imensamente.

Não perca mais tempo, não espere a próxima avalanche atingir suas filiais e causar danos que demorarão meses para serem superados, causando um enorme desgaste à equipe. Trabalhe proativamente e mantenha seus lucros em alta.

Este é o momento ideal para esta ação. Vamos começar?

Por Ivan Fernandes, Diretor Operacional da GIC
ivan.fernandes@gicbrasil.com | www.gicbrasil.com

Compartilhe
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Aumente seu faturamento e potencialize seus resultados